reporter Rádio Paiquerê AM

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Luta contra o câncer de pele

O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, 24 de novembro, será marcado por ações de prevenção à população de Londrina, com realização de exames clínicos gratuitos no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que os serviços gratuitos serão prestados à comunidade das 9h às 15h.

No interior do Estado, os atendimentos vão ocorrer nos seguintes locais: Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel, Unimed Costa Oeste em Toledo, Centro Regional de Especialidades em Paranavaí, Unimed Apucarana e Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava (Cisgap).

No ano passado, a ação atendeu 3.174 pessoas em todo Paraná, resultando na identificação de 373 lesões entre Carcinoma Basocelular (CBC), Carcinoma Espinocelular (CEC) e Melanoma (MM), que foram encaminhados para tratamento. “Estamos conseguindo um aumento gradual na procura pela prevenção, que buscamos reforçar ainda mais esse ano”, ressalta o médico.

Essa ação é importante especialmente porque uma pesquisa realizada pela SBD, que constatou que cerca de 70% da população não tem o hábito de se proteger. Segundo Shibue, as pessoas não devem se cuidar apenas nos dias de muito sol. Mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta penetra pelas nuvens, podendo causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. “Os cuidados com a pele devem ser diários, sendo que a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar”, explica o dermatologista. Aliado a isso, roupas, bonés, chapéus e óculos de sol formam uma barreira física que ajuda na prevenção da doença.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário