reporter Rádio Paiquerê AM

sábado, 24 de novembro de 2012

Dia do trabalhador no setor têxtil

Foi publicada no Diário Oficial nº. 8836 de 9 de Novembro de 2012, a Lei que institui o Dia dos Trabalhadores do Setor Têxtil, Vestuário, Couro e Calçados do Estado do Paraná.
A data será comemorada todos os anos no dia 21 de setembro.

Faça o que eu digo, mas...

E o secretário de obras Ossamu Kaminagakura confirmou que a partir de segunda-feira, o município vai notificar os proprietários de imóveis no quadrilátero central que não colocaram pisos táteis para pessoas com deficiência visual.
O interessante é que o secretário admitiu que a Prefeitura vai exigir dos particulares, mas no caso dos espaços públicos não haverá cobrança.
De acordo com as declarações Kaminagakura, o município não teve tempo para se adequar a Lei. Sendo assim, praças, biblioteca municipal, cemitério São Pedro, bosque e tantos outros locais vão continuar do mesmo jeito.

Amadorismo

O promotor de Defesa da Saúde Pública Paulo Tavares participou ontem, da audiência pública para discutir o futuro da UPA e aproveitou para "chutar o pau da barraca".
Segundo Tavares, o problema com a concorrência dos equipamentos serviu para mostrar o "amadorismo" do setor de licitações.

Cuidando dos bichinhos

O prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) colocou hoje, facebook que visitou o Hospital Veterinário Gratuito de São Paulo.
A visita pode ser um sinal de que Kireeff pretende implantar algo semelhante em Londrina.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SUS terá prazo para atender pacientes com câncer

A Gazeta do Povo divulgou que os pacientes com neoplasia maligna (tumor maligno) deverão iniciar o tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) no prazo máximo de 60 dias, contados a partir do diagnóstico. É o que prevê a Lei 12.732, publicada hoje (23) no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação, o prazo de 60 dias será considerado cumprido quando o tratamento for efetivamente iniciado, seja por meio de cirurgia, radioterapia ou quimioterapia. Em casos mais graves, o prazo poderá ser inferior ao estabelecido.

Pacientes acometidos por manifestações dolorosas consequentes de tumores malignos terão tratamento privilegiado no que diz respeito ao acesso a prescrições e a analgésicos opiáceos e correlatos.

O texto prevê ainda que a padronização de terapias contra o câncer, cirúrgicas e clínicas, deverá ser revista, republicada e atualizada sempre que se fizer necessário, para que se adeque ao conhecimento científico e à disponibilidade de novos tratamentos.

Estados brasileiros que apresentarem grandes espaços territoriais sem serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para a instalação desse tipo de unidade. O descumprimento acarretará penalidades administrativas a gestores direta e indiretamente responsáveis.

A lei entra em vigor 180 dias após sua publicação.

Dá pra acreditar que só agora a garantia de atendimento com um tempo razoável será Lei neste país!

Black Fria!

A ideia do "Black Friday" é muito interessante e pode ser uma grande oportunidade para o consumidor comprar bons produtos com preços acessíveis, mas nos Estados Unidos porque no Brasil...
O Procon já investiga a maquiagem de preço promovida por algumas lojas e ao mesmo tempo a internet está cheia de reclamações de que os sites (com preços realmente baratos) não estão dando conta do recado - está tudo travado!

Homens violentos

A Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos vai montar em Londrina o Serviço de Educação e Responsabilização para Homens Autores de Violência Doméstica. Estudantes e profissionais das áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social têm até 12 de dezembro para se inscrever no projeto de implantação. Eles receberão bolsas-auxílio, por meio de contrato de adesão, sem vínculo empregatício.

A iniciativa partiu da 6.ª Vara de Execuções Penais (VEP) e Universidade Estadual de Londrina (UEL) e o projeto será executado pela secretaria, em parceria com o Ministério da Justiça. Grupos de reflexão serão montados para atender homens em cumprimento de medidas protetivas ou com pena alternativa, em decorrência de violência doméstica.

As atividades terão duração de até doze meses, podendo ser estendidas. O serviço vai funcionar em uma sala da VEP, com a supervisão da Secretaria da Justiça, que avaliará o trabalho para possível ampliação a outras cidades.

VAGAS – São duas vagas para universitários a partir da 3.ª série de Psicologia e três de Serviço Social, também a partir do 3.º ano. As vagas para profissionais são uma para formado em Direito, com registro na OAB, duas para Psicologia e duas para Serviço Social. Há também uma vaga para coordenador técnico, com formação em Psicologia ou Serviço Social e experiência comprovada na área.

A seleção dos candidatos será de 13 a 21 de dezembro. Detalhes sobre as inscrições, contratações e o projeto estão publicadas no Edital nº01/2012 da SEJU, que pode ser acessado no site www.justica.pr.gov.br.

Curitiba terá novo IML

O governador Beto Richa autorizou nesta sexta-feira (23) a abertura de licitação para a construção da nova sede do Instituto Médico-Legal (IML) de Curitiba. O edital será publicado nos próximos dias e as obras devem durar cerca de 12 meses. A licitação será feita na modalidade concorrência pública, com valor máximo de R$ 19,2 milhões.

De acordo com a Agência Estadual de Notícias, a  Secretaria da Segurança Pública também investe em obras para unidades do IML em Paranaguá, Maringá e Londrina. Em Paranaguá (Litoral do Estado), as obras estão em fase final e devem ser entregues durante a Operação Verão 2012/2013. A entrega do prédio de Maringá está prevista para maio e o IML de Londrina está com licitação aberta para a construção. Aberta até quando????

UPA da zona oeste não vai funcionar em dezembro

O Secretário Municipal de Saúde Edson Antonio de Souza revelou que a Unidade de Pronto Atendimento da zona oeste não vai funcionar no mês de dezembro.
De acordo com o secretário, o prazo é curto para iniciar as astividades. Edson de Souza citou como exemplo, a dificuldade de preparar uma escala para o funcionamento da UPA.
UPA lá lá!

UPA zona oeste

A Comissão de Seguridade Social da Câmara está realizando uma reunião para discutir o futuro da Unidade de Pronto Atendimento da zona oeste.
A licitação para a compra dos equipamentos da UPA foi suspensa após o Observatório de Gestão Pública apontar que os preços da concorrência estavam elevados. A medida gerou preocupação já que de acordo com o Ministério da Saúde, o município tem até dezembro para colocar em funcionamento a unidade.

Proprietário da empresa Gralha Azul explica preços cotados
 

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Vereadores ficam arrepiados com declarações do presidente do Sinduscon



Os vereadores não gostaram das declarações do presidente do Sindicato da Construção Civil Gerson Guariente Junior sobre a lentidão para a aprovação do novo Plano Diretor.

Guariente disse que o Legislativo estaria “empurrando com a barriga” as votações do Sistema Viário e do novo Zoneamento.

O presidente da Câmara Rony Alves (PTB) informou que o projeto chegou ao Legislativo no final de 2010. Segundo Alves, a matéria não foi votada por causa do Executivo que retirou o projeto de pauta por diversas vezes.

O vereador Joel Garcia declarou em plenário que no novo plano diretor os zoneamentos ZR-8 e ZR-9 atendem exclusivamente aos interesses de construtoras e imobiliaristas.

Segundo Joel Garcia, o legislativo não vai passar por cima das preocupações do cidadão comum.

Antenor Ribeiro sugeriu convidar Gerson Guariente para explicar o motivo das declarações.

Rony Alves declarou que não adianta porque Guariente participou recentemente das discussões sobre os equívocos causados pelo IPPUL e em seguida aparece falando que o Legislativo está empurrando o problema com a barriga.

Na avaliação do vereador Jacks Dias (PT), Guariente agiu de má-fé com a Câmara, já que participou dos debates promovidos pelo Legislativo.


vereadores mostram a dificulade de localizar as mudanças no mapa enviado pelo IPPUL


Novo corte de gastos


O secretário da fazenda João Carlos Barbosa Peres informou que poderá propor um novo contingenciamento de despesas públicas.

A medida poderá ser aplicada em dezembro, desde que o prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) concorde com a publicação do decreto. A ação seria uma precaução para evitar que o município passe por problemas financeiros em 2013.

Pacote não!

O vereador Joel Garcia apresentou um projeto proibindo que os caixas de supermercados exerçam a função de empacotador.
A comissão de justiça está pedindo a manifestação da Associação Paranaense de Supermercados (APRAS), Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) e dos sindicatos.
A resposta da APRAS já é possível imaginar.
Seria interessante que apresentassem uma lei proibindo o "cliente" de exercer a função de empacotador - situação cada vez mais comum nos supermercados.

Kireeff conversa com senadores

O prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) publicou em seu Facebook que esteve reunido ontem, com os três senadores do Paraná Álvaro Dias (PSDB), Roberto Requião (PMDB) e Sérgio Souza (PMDB).
A agenda de Kireeff foi cheia, ja´que ele também conversou com os deputados federais do PSD Reinhold Stepnhanes e Eduardo Sciarra e o deputado Abelardo Lupion (DEM) e o Ministro da Agricultura Mendes Ribeiro. Para fechar o dia, Kireeff conversou com o secretário do escritório de representação do Paraná em Brasília Amauri Escudero.

Calmaria no ninho

Pelo jeito o presidente do diretório municipal do PSDB Eder Pimenta saiu fortalecido da queda de braço com os tucanos rebeldes na noite de ontem.
Ouvi dizer que todo mundo se comportou direitinho e ficou de biquinho fechado!
Resta saber até quando vai essa calmaria.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Comércio natalino

Sindicato Patronal e o Sindicato dos Empregados entraram em acordo e a abertura do comércio em horário especial durante o mês de dezembro está garantida.
As as lojas vão abrir das 9h às 20h entre os dias 5 e 7 de dezembro. Já entre os dias 11 e 21, o comércio de rua vai funcionar das 9h às 22h. Nos três sábados – 8, 15 e 22 de dezembro – as lojas abrem das 9h às 18h. No dia 10 de dezembro, aniversário de Londrina, o comércio vai funcionar das 9h às 18h. No domingo, dia 23, as lojas abrirão das 9h às 18h e na véspera de Natal (24), das 9h às 17h. A partir do dia 26 de dezembro, o comércio volta a funcionar em horário normal.
Ficou decidido que não haverá expediente no dia 2 de janeiro nem na segunda-feira que antecede o Carnaval. Os funcionários retornam ao trabalho a partir do meio-dia da quarta-feira de Cinzas.
Você realmente achou em algum momento que o comércio não iria funcionar em horário especial durante o mês de dezembro? Quem acreditou nessa história, com certeza acredita em Papai Noel!

Joel Garcia deixa o PP

O vereador Joel Garcia anunciou hoje, sua desfiliação desde o dia 14 de novembro do Partido Progressista.
Garcia alega que deixou o PP por causa da postura do partido na campanha eleitoral. De acordo com o vereador, a sigla não ofereceu o mesmo tratamento para todos os candidatos.

Animais de rua

Estão repercutindo hoje, a aprovação em segundo turno da Lei que proíbe o extemínio de animais de rua.
Parabenizo a Assembléia paranaense pelo ato, já que sou um defensor dos animais, afinal quem não se derrete ao ver o olhar "pidão" de um vira-lata!?
Vamos torcer para que a "galera do poder" apresente preocupação semelhante com os moradores de rua - devolvendo à crianças e adultos o direito de ser gente!








Ninho de espinhos

Integrantes do PSDB convocaram para hoje, uma reunião para discutir a situação do partido na cidade.
O interessante dessa história toda é que o encontro não foi convocado pelo presidente do diretório municipal Eder Pimenta.
O ninho tucano está dividido e somente uma intervenção do deputado federal Luiz Carlos Hauly poderia resolver o problema, porém a história mosta que os tucanos apresentam uma grande facilidade de ficarem empoleirados em cima do muro.


Novo presidente da OAB

A chapa XI de Agosto, liderada por Artur Humberto Piancastelli, recebeu 2.817 votos de um total de 3.151 advogados que compareceram às urnas na última segunda-feira, dia 19 de agosto.

A chapa, que tem ainda Vânia Queiroz, na vice-presidência; Flávio Caetano de Paula, como secretário-geral; Renata Cristina Alencar Silva, como secretária-adjunta; e Nelson Sahyun Jr. como tesoureiro, passa a dirigir a OAB-Subseção Londrina em janeiro de 2013. A data da posse ainda não foi definida.

A XI de Agosto foi a única chapa inscrita para concorrer à diretoria da Ordem em Londrina. “Recebemos em torno de 90% dos votos e isso foi muito positivo, estamos muito gratos. Esse resultado representa um expressivo apoio e indiscutível confiança da classe em nosso trabalho, em nossas propostas. Ao mesmo tempo é uma enorme responsabilidade e vamos trabalhar com afinco para corresponder às expectativas de nossos colegas”, disse Artur Piancastelli.

Apenas 246 advogados votaram em branco e 91 anularam o voto.

OAB Paraná

A chapa XI de Agosto que concorreu à Seccional – a única inscrita -, liderada por Juliano Breda, também recebeu amplo apoio em Londrina. Foram 2.817 votos favoráveis, 271 brancos e 84 nulos.

No Estado, o total de votos válidos foi de 25.502 e brancos e nulos 4.287, totalizando 29.789 advogados que votaram no Paraná.

Unindo forças contra o câncer

O Talk Show Mitos e Verdades sobre o Câncer pretende responder às dúvidas e curiosidades sobre essa doença com um formato dinâmico que permita a ampla interação do público. Durante o evento, as pessoas poderão direcionar suas questões, casos e histórias aos debatedores, que realizarão uma discussão a respeito.

Com participação do jornalista Túlio Milman, dos oncologistas e pesquisadores do Instituto do Câncer Mãe de Deus (ICMD) Dr. Stephen Stefani e Dr. Carlos Barrios, o evento pretende trazer à tona aspectos ainda pouco comentados sobre o câncer e que as pessoas possuam curiosidade de saber.

O Talk Show ocorrerá no dia 27 de novembro, às 19h30, Dia Nacional de Combate ao Câncer, no Auditório do Hospital Mãe de Deus, Rua José de Alencar, 286, subsolo, Porto Alegre-RS.

Mais informações e inscrições podem ser obtidas pelo fone (51) 3230.2535. As inscrições são gratuitas e limitadas. Solicita-se apenas a doação de 1 kg de alimento não-perecível no ingresso ao evento, que será destinado a instituições beneficentes.



27 de novembro - Dia Nacional de Combate ao Câncer



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Armas X Bloco de multas

Os guardas municipais deverão ser equipados em breve, mas no lugar das armas, a Prefeitura provavelmente entregará blocos de multas.
A CMTU quer firmar um convênio com a Secretaria de Defesa Social para a utilização dos guardas na fiscalização de trânsito. O secretário Raul Leão Vidal garante que a medida  não é desvio de função.
O tema está sendo analisado pela procuradoria jurídica do Executivo.

                                                           Foto do blog ideia certa

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Simplesmente, Brasil - parte 2

Não aguentei e resolvi fazer um pequeno comentário. A maioria dos políticos sonha com medidas semelhantes - de vereador a deputado, todo mundo que "deve" fica incomodado com o trabalho da imprensa.

Simplesmente, Brasil!

Sem comentários. Prefiro deixar pra vocês!

Luta contra o câncer de pele

O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, 24 de novembro, será marcado por ações de prevenção à população de Londrina, com realização de exames clínicos gratuitos no Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL). O dermatologista José Roberto Shibue, coordenador estadual do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), afirma que os serviços gratuitos serão prestados à comunidade das 9h às 15h.

No interior do Estado, os atendimentos vão ocorrer nos seguintes locais: Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Unioeste) em Cascavel, Unimed Costa Oeste em Toledo, Centro Regional de Especialidades em Paranavaí, Unimed Apucarana e Consórcio Intermunicipal de Saúde Guarapuava (Cisgap).

No ano passado, a ação atendeu 3.174 pessoas em todo Paraná, resultando na identificação de 373 lesões entre Carcinoma Basocelular (CBC), Carcinoma Espinocelular (CEC) e Melanoma (MM), que foram encaminhados para tratamento. “Estamos conseguindo um aumento gradual na procura pela prevenção, que buscamos reforçar ainda mais esse ano”, ressalta o médico.

Essa ação é importante especialmente porque uma pesquisa realizada pela SBD, que constatou que cerca de 70% da população não tem o hábito de se proteger. Segundo Shibue, as pessoas não devem se cuidar apenas nos dias de muito sol. Mesmo nos dias nublados ou de mormaço, a incidência dos raios ultravioleta penetra pelas nuvens, podendo causar danos à pele, sendo que rosto, pescoço e tronco ficam de duas a quatro vezes mais expostos do que outras partes do corpo. “Os cuidados com a pele devem ser diários, sendo que a melhor forma de prevenção é o uso do protetor solar”, explica o dermatologista. Aliado a isso, roupas, bonés, chapéus e óculos de sol formam uma barreira física que ajuda na prevenção da doença.
 
 

Operação República


O 2º Comando Regional Norte realizou nos últimos dias a Operação República em 90 municípios da região de Londrina.

O trabalho da Polícia Militar neste período apresentou números significativos.

De acordo com os dados, foram abordadas cerca de 10 mil pessoas, vistoriados 4 mil veículos e recuperados 19 carros roubados.

A operação também resultou na detenção de 48 pessoas e apreensão de outras 27. Além disso, o comando registrou 37 flagrantes e a apreensão de 20 menores de idade.

O tenente Tiago Orlandine destacou a retirada de 12 armas das ruas neste período.
 
Vamos torcer para que as operações virem rotina!

Cadeira vazia

O prefeito Gerson Araújo (PSDB) começou a segunda-feira, com as cadeiras de secretários ocupadas, mas pode terminar o mês com uma vazia.
Os fofoqueiros de plantão garantem que poderemos ter um secretário deixando a pasta para advogar em Curitiba. Pode ser que o dono da caderia fique no cargo até o final de novembro, e só!
Vamos esperar!

Negada liminar sobre piso dos professores

O Sindicato dos Servidores Municipais de Londrina (Sindserv) está informando que o ministro Joaquim Barbosa, do STF, negou liminar solicitada, em ação direta de inconstitucionalidade, solicitada por governadores de seis Estados que pretendiam que fosse suspenso, com efeitos retroativos, o artigo 5º, parágrafo único, da Lei nº 11.738/2008. O dispositivo estipula como critério para o reajuste anual do piso nacional dos professores da educação básica índice divulgado pelo Ministério da Educação.

Os governadores do Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Roraima e Santa Catarina alegam que o dispositivo contestado, ao adotar um critério da administração federal que acarreta aumento real de remuneração, "incorre em uma série de inconstitucionalidades, sobretudo no que tange à autonomia dos Estados e Municípios para elaborar seus próprios orçamentos e fixar os salários de seus servidores".
Segundo eles, o dispositivo contraria o artigo 206, inciso VIII, da CF e o artigo 60, inciso III, letra “e”, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, conforme os quais a instituição do piso salarial profissional nacional do magistério deve ocorrer obrigatoriamente por meio de lei.

O ministro Joaquim Barbosa observou que a constitucionalidade da Lei nº 11.738/2008 já foi questionada em outra ação (ADI nº 4167), quando foi confirmada a validade de seus principais dispositivos. Para ele, já naquela oportunidade, poderia ter sido levantada a tese da inconstitucionalidade do mecanismo de reajuste do piso nacional dos professores da educação básica, porém isso não ocorreu. “Essa omissão sugere a pouca importância do questionamento ou a pouco ou nenhuma densidade dos argumentos em prol da incompatibilidade constitucional do texto impugnado, de forma a afastar o periculum in mora”, ressaltou.

Segundo Barbosa, a Lei nº 11.738/2008 prevê que a União está obrigada a complementar os recursos locais para atendimento do novo padrão de vencimentos.

Para o relator, há a judicialização litigiosa precoce da questão. “Sem a prova de hipotéticos embaraços por parte da União, a pretensão dos requerentes equivale à supressão prematura dos estágios administrativo e político previstos pelo próprio ordenamento jurídico para correção dos deficits apontados”, destacou.

Conforme o ministro, o Supremo já firmou precedentes no sentido da compatibilidade constitucional da
definição do método de cálculo de índices de correção monetária por atos infraordinários (RE nº 582461).
“Em relação à competência do chefe do Executivo para propor dispêndios, e do Legislativo para os autorizar, é necessário distinguir os gastos obrigatórios dos gastos discricionários, típicos das decisões políticas”, disse.

No mérito da ADI, a ser analisado posteriormente, os governadores pedem que, se não for reconhecida a inconstitucionalidade do dispositivo questionado, a Suprema Corte adote alternativamente uma interpretação conforme a Constituição Federal no sentido de que o dispositivo não possui natureza de regra nacional, mas apenas constitui norma federal, de aplicação restrita aos órgãos e entes federais. (ADI nº 4848 - com informações do STF).

Kireeff na estrada



A assessoria de imprensa do prefeito eleito Alexandre Kireeff (PSD) divulgou que o chefe está na estrada!

De acordo com a nota, Kireeff cumprirá nesta semana uma agenda de atividades e encontros com lideranças políticas em Curitiba, São Paulo e Brasília. Ele embarcou nesta segunda-feira (dia 19) e retorna a Londrina no próximo domingo (dia 25).

A agenda começa a ser cumprida hoje (dia 19), a partir das 15 horas, no Hotel Bourbon de Curitiba, com o “Encontro de Eleitos do PSD-PR 2012”. Eduardo Sciarra, deputado federal e presidente estadual do Partido Social Democrático será um dos palestrantes.

Em seguida, às 18 horas, Kireeff terá audiência com o governador Beto Richa, no Palácio Iguaçu.

Na terça (dia 20) e quarta (dia 21), Alexandre Kireeff terá uma série de reuniões, em Brasília, com deputados e senadores do Paraná. Nos dias 22 (quinta) e 23 (sexta), ele permanece em São Paulo onde reúne-se com lideranças do PSD. 

No sábado (dia 24) e domingo (dia 25), Kireeff cumpre agenda particular.
 

 

 
 

 

 

 

Orçamento II

Será que os vereadores eleitos para a próxima legislatura não vão demonstrar interesse sobre a proposta orçamentária de 2013?

Kireeff não vai apresentar emendas no orçamento de 2013


O vice-prefeito eleito Guto Belusci informou que a equipe de Alexandre Kireeff (PSD) não vai apresentar emendas ao orçamento de 2013.

De acordo com Guto Belusci, o tempo para a apresentação de emendas é curto.
 
GUTO BELUSCI 11-11-12 by londrinanalatinha

Governo nega pressão para aprovação de alunos.




Com a chegada do final do ano é comum ouvir insinuações de que existe pressão nas escolas públicas para a aprovação de alunos.


De acordo com as reclamações, diretores e professores teriam anualmente uma cota de aprovação de alunos.


Para cumprir a meta, os profissionais da educação seriam obrigados a aprovar alunos que não atingiram a média necessária.

O secretário estadual da Educação Flávio Arns negou a existência deste tipo de pressão nas escolas do Paraná.

Segundo Arns, a grande preocupação do estado é com a qualidade do ensino em nossas escolas.